Campo Belo - R. João de Sousa Dias, 362 / (11) 2387.8400
Moema - Av. Jacutinga, 508 / (11) 99209.3294
Brooklin - Rua Florida, 181 / (11) 99209.3294

O que é STEM?

Escola de Inglês - English and More

O que é STEM?

Ideias | Discoveries School

O que é STEM e porque esta terminologia está sendo tão comentada ultimamente?

STEM é uma terminologia que se refere às disciplinas de Science, Technology, Engineering and Mathematics e está atualmente relacionada a diversas iniciativas no ambiente educacional, com o objetivo de aprimorar o ensino destas matérias que tem sido tradicionalmente baseado em teorias e fórmulas, mas com pouca prática e baixa correlação com os desafios do dia a dia.

Há diferentes menções à origem do STEM, sendo que alguns relatos indicam o surgimento do tema nos anos 60, associado a políticas de ensino elaboradas nos EUA para formar jovens cientistas, em resposta ao sucesso russo nas primeiras missões espaciais.

Mais recentemente, o termo STEM adquiriu protagonismo quando estatísticas elaboradas pelo governo norte-americano indicaram uma redução significativa de profissionais americanos qualificados nas áreas de STEM, atribuído ao baixo interesse dos jovens em seguir uma profissão no ramo, justamente no momento que adentramos em uma era de transformação tecnológica e digital.

Deste diagnóstico, iniciativas foram implementadas principalmente na gestão de Barak Obama, fomentadas pelo U.S. Department of Education, com a criação de agências e colaborações como da National Science Foundation e Smithsonian Institution, com o objetivo de formar professores, desenvolver metodologias, prover conteúdo e aparelhar as escolas.

E assim, o STEM tornou-se um movimento global com diversos países e instituições de ensino adotando aulas mais dinâmicas e interessantes, aproximando a teoria da prática e oferecendo um olhar prático do uso das ciências.

Na Discoveries, ao elaborar as aulas de inglês com base em projetos de ciências, propomos oferecer aos jovens a possibilidade de criar, testar, errar e aprender com base na prática, utilizando experimentos para que as crianças exercitem a curiosidade, imaginação e inventividade para encontrar soluções, ao mesmo tempo que aprendem o uso do idioma, de forma prática, em uma atividade estimulante.

Entendemos que todos os jovens devem estar preparados para pensar de forma profunda e tenham a chance de se tornarem inventores, educadores, pesquisadores e líderes que possam resolver os desafios mais prementes enfrentados pela nossa sociedade, local e globalmente.

Esta é a nossa proposta “English and More”.

Até a próxima!!!

WhatsApp chat