Adotando projetos no ensino de idiomas
Quando observamos nossos filhos em suas rotinas, nos espantamos como eles conseguem desenvolver tantas tarefas ao mesmo tempo e como sua atenção se desvia a qualquer novo estímulo.
Antigamente, enquanto uma criança assistia desenhos, em um determinado horário, em dois ou três canais de televisão, hoje, há mais de dez canais com conteúdo inteiramente destinado ao público infantil, além de diversos desenhos em canais de streaming, disponíveis 24 horas por dia. Assim, o comportamento das crianças se adapta ao meio em que vivem.
Com este volume de informações bombardeando as crianças, além de outros estímulos como brinquedos, tablets e celulares, as crianças se adaptam para estarem atentas a tudo, buscando o que for mais interessante. Desta forma, cada vez mais, as crianças dedicam menos tempo em atividades convencionais e se distraem com maior frequência.
Portanto, os estabelecimentos de ensino precisam se adaptar para atender a este público, com assuntos que sejam instigantes e que mantenham a atenção por um período prolongado.
É neste cenário que o ensino baseado em projetos vai de encontro com as necessidades atuais.
A aprendizagem baseada em projetos integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico. Tudo começa com um problema ou desafio, que demanda análise e estimula a imaginação. O método faz com que o aluno tenha um papel ativo em seu aprendizado.
Trabalhos em grupo, colaboração e debate são essenciais para o desenvolvimento dos projetos, requerendo habilidades de comunicação e diálogo, onde a adoção do ensino de idiomas encontra o ambiente adequado para o desenvolvimento. Ao mesmo tempo que as crianças aprendem os princípios básicos do idioma, elas adotam estes conhecimentos na elaboração dos projetos, aprendendo a lingua de uma forma natural.
A Discoveries School adota o desenvolvimento de projetos, pensados para que sejam interessantes para as crianças como a construção de jardins, o estudo de circuitos elétricos, programação de robótica com o uso de Lego e muitos outros.
Na próxima newsletter, vamos abordar como adotamos uma proposta de ensino que vai além do idioma.
Até a próxima!!!!