Campo Belo - R. João de Sousa Dias, 362 / (11) 2387.8400
Moema - Av. Jacutinga, 508 / (11) 5052.5575
contato@discoveries.com.br

Preparando as crianças para as profissões que ainda não existem

Escola de Inglês - English and More

Preparando as crianças para as profissões que ainda não existem

Profissões do futuro | Discoveries School

Como preparar as crianças para as profissões que ainda não existem em um mundo que se transforma cada vez mais rápido?

Se você já passou dos 30 anos como eu, é possível que guarde nostalgicamente algum disco de vinil, mas não tenha um toca-discos para reproduzi-lo.

Pois bem, o vinil tradicional de 33 rpm foi lançado comercialmente em 1948, como uma evolução do disco de 78 rpm e do gramofone que teve sua estreia em 1889. Esta mesma tecnologia permaneceu no auge da indústria fonográfica por quase um século, quando o CD tomou o espaço comercial a partir de 1982. Não demorou muito e já em meados dos anos 90, o MP3 começou a se popularizar com o lançamento de aparelhos como o IPOD. E hoje, de forma ainda mais rápida, o streaming vem tomando o lugar do MP3 como fonte de acesso musical.

Assim, resumimos esta história dizendo que enquanto seus bisavôs ou avôs curtiram os vinis por quase um século, nós e nossos filhos já passamos por 4 formatos e provavelmente veremos mais.

Agora, imagine o profissional que trabalha nesta indústria; ele precisa se reinventar rapidamente para não perder a empregabilidade.

Então, como devemos formar nossos filhos para as profissões, se não sabemos como elas serão no futuro? Será que um cozinheiro poderá ser substituído por um robô? E um médico? Será que a tecnologia substituirá a função do tradutor? E a conexão de dados, poderá diminuir a necessidade de contadores?

As suposições de como serão as profissões do futuro são infinitas, mas é certo que serão diferentes de hoje e, assim, não podemos ensinar nossas crianças para serem os profissionais do futuro, olhando para o mundo de hoje.

Partindo desta premissa, é altíssima a probabilidade de que uma profissão ou tarefa de atividades repetitivas venha a ser substituída por inteligência artificial ou robôs. Os profissionais que sobreviverão neste cenário serão aqueles que melhor utilizarem o raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade, imaginação e relacionamento interpessoal.

Neste sentido, a Discoveries adota uma abordagem de ensino que incorpora a análise e solução de problemas nos projetos de artes, ciências e negócios, onde é necessário a uso destas habilidades mentais e sociais para o desenvolvimento das atividades.

Em nosso próximo blog, abordaremos como utilizamos os projetos no ensino da língua inglesa e desenvolvemos as habilidades mentais e sociais.

Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat