Campo Belo - R. João de Sousa Dias, 362 / (11) 2387.8400
Moema - Av. Jacutinga, 508 / (11) 5052.5575
contato@discoveries.com.br

Descobrindo interesses e aptidões

Escola de Inglês - English and More

Descobrindo interesses e aptidões

Business Plan | Discoveires School

Em nosso último blog comentei sobre a importância de os jovens conhecerem seus interesses e aptidões para decidirem conscientemente qual caminho profissional trilhar.

Este é um comentário relativamente óbvio, certo? Mas, vamos analisar as circunstâncias mais detalhadamente.

Estudos conduzidos pelo SEMESP e INEP indicam que apenas 51% dos estudantes matriculados no ensino superior concluem a graduação, e quase 53% destes formandos não atuam em sua área de graduação.

Refletindo sobre estes índices, quase 75% daqueles jovens felizes, de rostos pintados e cabelos raspados quando passam no vestibular, se desviam do sonho de atuar profissionalmente na formação que escolheram. Isto é muito relevante!!! Quanto de energia e recursos são investidos em vão? E a decepção que este processo causa ao jovem e pessoas próximas?

A primeira explicação para estes índices é econômica, mas esta não é a única causa. É fato que o jovem não identifica, na sua vontade, uma perspectiva nos cursos.

A formação no ensino básico e nível médio, em sua maioria, é pautada intensamente em teoria para permitir que este jovem passe no vestibular, mas não o prepara para as consequências da escolha universitária, bem como não o auxilia nesta escolha.

Para isto, o ensino deveria aproximar mais a teoria da prática, conectando o conhecimento com as carreiras, expondo o jovem a uma experiência mais próxima do que seria uma profissão, permitindo assim, descobrirem quais as suas aptidões e interesses para decidirem conscientemente qual carreira melhor se adapta às suas aspirações.

Sem este suporte, os jovens são levados a escolhas de acordo com opiniões alheias, a profissão do momento ou a vontade dos pais. E assim, escolhem três opções no vestibular: Direito, Oceanografia e Tecnologia, esperando que a sorte os leve para o melhor caminho.

Buscamos na Discoveries School aproximar as crianças e os jovens da prática, oferecendo projetos em artes, ciências e negócios, tendo a lingua inglesa como forma de comunicação, permitindo assim que descubram pela experiência os seus interesses e aptidões e, quem sabe, decidirem conscientemente a melhor carreira a seguir, sem deixar esta tarefa nas mãos da sorte.

Em um próximo blog, abordaremos como esta escolha, que já é difícil por natureza, pode ficar ainda mais complexa quando não sabemos quais serão as profissões do futuro.

Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat