Campo Belo - R. João de Sousa Dias, 362 / (11) 2387.8400
Moema - Av. Jacutinga, 508 / (11) 99209.3294
Brooklin - Rua Florida, 181 / (11) 99209.3294

O importância do brincar na educação

Escola de Inglês - English and More

O importância do brincar na educação

Importância de brincar | Discoveries School

Muito se tem debatido sobre como ensinar as habilidades e competências das profissões do futuro ou como gerar uma aprendizagem significativa, e a resposta pode estar em conceitos simples como a brincadeira e o jogo.

Desde os primeiros momentos de nossa vida aprendemos, sobre o nosso corpo, nossas capacidades e limitações, a natureza ou relações sociais e, logo cedo, a brincadeira é uma das principais formas de aprendizagem.

A brincadeira permite que um bebê puxe, estique, aperte, arremesse ou sinta o gosto, gerando uma sensação prazerosa que será repetida sempre que possível e, por meio do exercício, aprende sobre o objeto, sobre si mesmo e sobre as pessoas.

É neste contexto que a brincadeira tem importância relevante no processo de aprendizagem.

As brincadeiras tornam as aulas prazerosas aproveitando uma motivação natural e espontânea das crianças, oferecendo a vivência de situações reais e imaginárias, proporcionando desafios e instigando a busca por soluções, por meio do raciocínio, troca de ideias e tomada de decisões.

É brincando que a criança se desenvolve e aprende fazendo, experimentando, descobrindo e inventando, naturalmente, sem pressão ou medo de errar, explorando o prazer pelo conhecimento.

A brincadeira gera associação do acontecimento com uma sensação prazerosa, permitindo a fixação em nossa memória de forma efetiva. Afinal, nossas emoções estão diretamente relacionadas à nossa memória e quanto maior o impacto emocional de uma informação no dia a dia, maior a chance desta informação se transformar em uma memória de longo prazo.

Assim, a brincadeira não é apenas um passatempo infantil, mas uma poderosa ferramenta que pode e deve ser utilizada na educação, para auxiliar na formação das crianças e no desenvolvimento das habilidades e competências que serão extremamente úteis na vida adulta.

Então, vamos incentivar as nossas crianças a brincar!

Até a próxima.

WhatsApp chat