Já ouvimos falar das gerações baby boomers, X (onde eu me incluo), Y e Z, certo? Bom, sem letras no alfabeto depois de Z, foi denominada como Geração Alpha a turminha dos pequeninos e pequeninas nascidos após 2010.
Pois bem, imagine
Agora, voltem no tempo e imaginem uma festa da geração X. Se vocês não conhecem ou já começaram a se esquecer, deixem eu ajudar.
Estamos na casa do aniversariante que passou a tarde enchendo balões e embrulhando balas de coco ou boleando brigadeiro, a festa terá umas 15 crianças e o saudoso sanduíche de carne louca, feito com esmero pela mãe, avó ou tia. Como distração, as crianças jogam bola no quintal ou ouvem o disco mais recente (na minha mente está tocando Michael Jackson).
Notaram como esta
Então, os métodos de ensino precisam se adaptar para motivar, influenciar e impactar estas crianças que, mesmo únicos como indivíduos, apresentam características próprias de sua geração.
Pensando neste cenário que desenvolvemos uma abordagem de ensino que permite as crianças focarem a atenção, aplicarem habilidades e conhecimentos diversos nas atividades de aula, utilizando tecnologias e com objetivos de curto prazo, conectados a metas de longo prazo.
A combinação do ensino baseado em projetos e a metodologia ativa, onde o aluno é imerso na atividade, com o docente atuando como articulador do conhecimento, adaptam o ensino a estas novas gerações, melhorando a compreensão, atenção e retenção da informação.
Os projetos são desenvolvidos para permitir que as crianças se exponham de forma prática a conhecimentos diversos e, além da lingua inglesa, elas absorverão conhecimentos em artes, ciências e negócios, que serão úteis no descobrimento dos interesses e aptidões, importantes para saberem o caminho a trilhar na escolha universitária. Mas isto, abordaremos em um próximo blog.